Por que Leão Sabido?

10:31:00

O texto deste post foi extraído do clássico Leão Sabido, best-seller da literatura leonística mundial. Há 45 anos em circulação, recebeu um edição revisada e ampliada em 2008.

Publicado pela primeira vez em 1963 por Áureo Rodrigues, nome consagrado da literatura leonística, a obra literária Leão Sabido é a fonte mais eficaz e lacônica para conhecer os pormenores do Leonismo, organizado em 1917 por Melvin Jones.

Um verdadeira clássico da literatura leonística. Confira!

...

Desde os primórdios do Leonismo no Brasil, pelos idos de 1952, notaram os dirigentes internacionais que o movimento havia se estendido a um país em que os Leões tinham muita disposição e vontade de saber cada vez mais, acerca da entidade fundada por Melvin Jones. Chegavam a esta conclusão face ao número de consultas que eram dirigidas à Sede Internacional pelos Leões brasileiros.

Sempre houve, portanto, em todos os quadrantes da Pátria, companheiros interessados em conhecer tudo sobre Leonismo. Com o passar dos anos, e o contato com os companheiros em reuniões, seminários, foruns, convenções distritais e nacionais, verificamos que já tínhamos, no Brasi1, além dos Leões sábios, numerosos Leões sabidos!...

Assim, na VIII Convenção Nacional de Lions Clubes, realizada em maio de 1961, em Porto Alegre, a convite de sua direção geral, organizamos os Foruns de Instrução Leonística para Presidentes, Secretários, Tesoureiros, Diretores Sociais e Diretores Animadores, para cuja realização contamos com a colaboração de extraordinários companheiros. Dentro do programa do Forum, instituímos um concurso de auditório, do tipo usado em rádio e televisão, e que chamamos “Concurso Leão Sabido”. Trinta e três companheiros concorreram, respondendo perguntas sobre Leonismo. Por eliminatória, sagrou-se “Leão Sabido” da VIII Convenção Nacional o dedicado CL Manoel A. Barbosa Guerra, do Lions Clube de Campos, no Estado do Rio de Janeiro, notável estudioso das coisas e fatos do Leonismo - uma enciclopédia leonística!

O Concurso teve extraordinária repercussão e vimo-nos na contingência de imprimir, de urgência, as dezenas de perguntas usadas no torneio, para que os companheiros, levando-as do conclave nacional, pudessem realizar, em seus clubes, outros concursos “Leão Sabido”.

Parece-nos que a iniciativa teve êxito. Daí, a idéia de juntar neste livrinho, aquelas e outras perguntas. Nada há de original. Curiosidade coligidas aqui e ali, nas fontes de que se pode dispor. Desde os arquivos pessoais até os da Associação Internacional. Escolhemos o sistema de perguntas e respostas por nos parecer mais agradável à leitura e por facilitar aos clubes a divulgação dos assuntos.

Anos após o lançamento do livrinho, resolvemos atua­lizar o texto divulgando noções mais abrangentes do Movimento. Aos poucos surgiram resumos históricos internacionais e nacionais sobre Leo Clubes, Clubes de Castores e as Mulheres nos Lions Clubes, assim como matérias que poderiam estimular o Companheirismo e os Clubes. E, assim, o LEÃO SABIDO tornou-se um “livro-clipping” de Auto-Ajuda Leonística.

Não imaginávamos que a obra pudesse alcançar a repercussão atingida. Afinal, o Brasil Leonístico bem o conhece. Em Portugal, a 4ª edição, em parceria com o Companheiro Diretor Internacional Rui Taveira, segue curso de inegável êxito. Lançado em 1963, o livro chega ao 40º ano de circulação. A exigência do público-leitor leva-nos a prosseguir na atualização do texto e das informações. O LEÃO SABIDO sempre será uma fonte para que, terminada a leitura da última linha e sedimentado o conhecimento, o leitor possa se considerar um Leão sabido.

Enfim, Conhecimento é Poder !

You Might Also Like

0 comentários