O Lions precisa ser notícia

12:52:00

Para apresentar como funciona o ponto de vista administrativo do Leonismo, Áureo Rodrigues publicou em 2008 a obra O Lions e a Imprensa. Neste volume, o escritor aborda como deve ser desenvolvida a relação do Lions Clubes com a imprensa e como transformar suas ações em notícia, sempre com uma postura ética e profissional. O capítulo abaixo é uma pequena amostra do que você irá encontrar no livro. Confira. ...
...

O final da divulgação de um fato ou ocorrência não compreendidos, ou de uma informação mal formulada podem se constituir em sentido amplamente negativo para o grande público e para centenas de empresários, executivos, políticos e líderes comunitários, os quais, em muitas ocasiões, fogem ou escapam de contato com a imprensa.

Quando uma informação se torna ineficaz, ou seja simplesmente, por negativa da fonte, aparece sempre um personagem que se dispõe a falar por ela. Várias vezes esta fonte alternativa não tem uma versão semelhante à da primeira. E tudo acaba num solene caos de encontro de fontes incongruentes.

Este livro dirige-se especialmente, como informa o título, àqueles que estão envolvidos na maior entidade solidária não governamental do mundo, que é a Associação Internacional de Lions Clubes, através de seus afiliados os Lions

Clubes, e estes por seus associados, conhecidos por Lions ou Leões, que estão hoje (2007) em 200 países, num total reconhecido como sendo de cerca de 47.000 clubes e 1.400.000 membros., entre homens e mulheres.

O campo administrativo dessa Associação mundial é dirigido nos países, pela Diretoria Internacional, e, em regiões menores por Distritos que, por sua vez, são conduzidas por pessoas de boa vontade, – os Governadores de Distrito. E assim, sucessivamente, a administração é subestabelecida desde o nível internacional, com jurisdição mundial, até o nível de clubes afiliados.

O que são esses Lions Clubes?

São grupos de homens e mulheres que se dedicam, voluntariamente, a SERVIR a Comunidade em que estão situados. Essas pessoas dirigem projetos e planos de apoio solidário àqueles que necessitam de seu apoio, mas, diversificam, também, outros campos de atuação ou de atividades que julgam ser objetos de sua necessidade. São, na atualidade, também, reconhecidas modernamente como ONGs – Organizações Não Governamentais.

Este livro O LIONS E A IMPRENSA procura orientar claramente como deve se desenvolver o relacionamento dos Dirigentes Leonísticos com os porta-vozes da imprensa que são especificamente os jornalistas. No decorrer dos capítulos editados o organizador procurará esclarecer perguntas básicas que o jornalista sempre fará, com as respostas que podem e devem ser encaradas como a melhor maneira da entidade representada atender os desejos do interlocutor. Um dos capítulos esclarecerá porque os jornalistas estão sempre correndo contra os ponteiros do relógio e quem é o responsável por essa maratona.

O Organizador, já experimentado na edição de dezenas de livros de vários gêneros, objetiva estabelecer um curso de comunicação com aqueles que estão por trás da notícia. O REPÓRTER, esse sim. terá, num dos capítulos, exemplar definição de autoria de um brilhante professor, advogado, Decano de Direito Penal da Faculdade Católica de Direito de Santos, jornalista e ex-Deputado Federal VICENTE FERNANDES CASCIONE, de Santos, SP.

O livro vem a lume com a citação de numerosas opiniões de jornalistas de grandes órgãos da imprensa do País, que, na organização, o autor entendeu ser de bom alvitre, registrá-las. Para auxiliar na melhor orientação do leitor, o Organizador publica, ao final, um GLOSSÁRIO de termos jornalísticos usados na imprensa e na indústria gráfica correlata, assim também um Guia de Conceitos referentes à Assessoria de Imprensa.

Ao concluir este capítulo o Organizador usou de sua experiência, como jornalista, desde a década de 1930-40, quando , ainda adolescente, exerceu a ocupação, gratuitamente, "free-lancer", no jornal A TRIBUNA, de Santos, SP, como "foca" de cronista desportivo, cobrindo partidas dos então grandes clubes, Santos Futebol Clube, A..A..Portuguesa (a Briosa) e o Jabaquara A.C. (o Jabuca). Écerto que, em1950, no JORNAL DOS SPORTS (RIO) foi colunista de Desporto Universitário, no papel de Assessor de Imprensa da Federação Atlética de Estudantes, que regia essas matérias desportivas, no Rio de Janeiro, sob a presidência do Grande Líder Dr. Joaquim Eugenio Murgel de Rezende.

O LIONS PRECISA SER NOTÍCIA.

E o que é NOTÍCIA?

NOTÍCIA é a informação que se reveste de interesse jornalístico.


NOTÍCIA é o puro registro de assuntos, fatos, comentários, e/ou julgamentos que, pela sua amplitude, novidade ou curiosidade, torna-se de interesse do grande público (ou do público para o qual o veículo está voltado).


Conhecidos estes dois conceitos básicos do que seja a NOTÍCIA, o que, de imediato, ocorre como indagação é o que informaremos em capítulo próximo.

You Might Also Like

0 comentários