O Leão Sabido deseja a todos 2012 motivos para alimentar, assistir e ajudar o próximo, em todo mundo.
Um Ano Novo de muitas realizações e conquistas.
Feliz 2012!
Os sócios do Lions Clubs trabalham há quase 100 anos em projetos de prevenção a cegueira, restauração da visão e melhorar o atendimento oftalmológico de milhões de pessoas ao redor do mundo. Veja os números conseguidos pelos voluntários do Lions Clubes:
30 milhões de pessoas receberam a prevenção contra a perda grave da visão,
147 milhões de tratamentos de oncocercose,
8 milhões de cirurgias de catarata,
41 milhões de crianças na África vacinadas contra o sarampo (principal causa da cegueira infantil),
120 milhões de crianças de crianças receberam atendimento nos centros pediátricos de atendimento oftalmológicos,
650.000 profissionais oftalmológicos receberam treinamento para aprimorar atendimento oftalmológico.
100 milhões de pessoas ajudaram a construir 315 hospitais especializados em prevenção à cegueira,
10 milhões de doses de azitromicina ajudaram a erradicar a disseminação da tracoma na Etiópia.
O Lions Clubes arrecadou mais de US$ 415 milhões, desde 1990, para oferecer boa visão para todos.
A Academia Santista de Letras promoveu hoje a sessão solene de posse do insigne escritor e médico Áureo Rodrigues, no Consistório da Chancelaria da Universidade Santa Cecília, na cidade de Santos, São Paulo.
O Leão Sabido é o titular da Cadeira nº 18, que tem como patrono Júlio Ribeiro. A solenidade foi apresentada pelo acadêmico Peilton Sena, titular da cadeira nº 9.
O blog deseja ao Leão Sabido parabéns pela conquista e votos de felicidade e sucesso.
Parabéns Leão!
O biênio de 2010-2011 marca pela primeira vez, em cerca de 20 anos que a maior organização de clubes de prestação de serviço no mundo, o Lions Clubs International, bateu o recorde de aumento de sócios por quatro anos consecutivos..
“Nós fundamos mais de 1.600 clubes novos, elevando o número total de clubes para 46.000,” declarou Wing-Kun Tam, presidente de Lions Clubs International durante o ano de 2011-2012. “Nos últimos quatro anos, aumentamos o nosso quadro social em mais de 50.000 sócios. Com mais sócios, os Lions clubes podem oferecer mais serviços às suas comunidades e aos necessitados em todo o mundo.”
De acordo com Tam, “O aumento no quadro social é resultado direto das novas formas que o Lions está empregando para ficar ainda mais conectado com as pessoas e comunidades. Entre os sócios, o grupo que mais cresce é o de mulheres.” Além do recrutamento de mulheres, os Lions clubes têm tido sucesso em recrutar sócios mais jovens e organizar clubes voltados à família, que incentivam os pais, filhos e outros familiares a servirem juntos como voluntários.
“Estamos aumentando os nossos esforços junto às redes sociais, como o Facebook e o Twitter, para nos aproximarmos mais dos jovens que queiram se voluntariar para fazer a diferença nas suas comunidades e ajudar aos outros localmente, nacionalmente e internacionalmente," disse Tam.
Lions Clubs International tem mais que 1,35 milhão de sócios em 206 países e áreas geográficas. Além dos seus esforços no combate à cegueira, a organização tem também um forte compromisso com a prestação de serviços comunitários e com a ajuda aos jovens do mundo inteiro.
Apesar dos direitos e benefícios conquistados pelo movimento social na luta
contra a AIDS, as inúmeras organizações não governamentais que lutam por estas conquistas não são unidas. A afirmação acima foi feita pelo ativista Beto Volpe, um dos fundadores da ONG Hipupiara (São Vicente/SP), que critica a postura das ONGs na luta contra a doença.
“Falta uma agenda comum. Os integrantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS só conversam entre eles, assim como a Rede de Jovens só dialoga entre si e o Movimento das Mulheres Posithivas, entre elas. Precisamos falar uma só língua porque lutamos pelo mesmo objetivo”, propõe o ativista.
Uma das polêmicas levantadas por Volpe foi sobre a forma como é financiada as ONGs. “É consenso entre os ativistas que não podemos aceitar dinheiro de laboratórios por conta de interesses. E podemos aceitar do governo? Penso que os laboratórios têm a obrigação de financiar ações de combate à AIDS, pois eles são os que mais ganham com a doença”, pondera.
Beto Volpe ressalta que a militância foi essencial para o seu engajamento. “Não foi a educação da escola, nem a da família que me tornou um cidadão, e sim o movimento social. Foi com o ativismo que aprendi a lutar pelos meus direitos”, diz ele, que há 12 anos decidiu se tornar militante depois de perder vários amigos e chegar a pesar 34 kg, por consequência da doença. “Hoje, a frase que guia minha vida é: se a morte te sorrir, seja educado e sorria para ela também, mas finja que não entendeu e continue seu caminho”, finaliza. “Motivação baseada em Adversidades” por Beto Volpe
Para lembrar os 30 anos do início da epidemia da AIDS fora do continente africano, o ativista social Beto Volpe dará um palestra na Unimed-Santos, no dia 28 de junho, às 20 horas. Além de abordar questões relacionados à epidemia, o palestrante mostra como manter o bom humor e superar as adversidades.
A Unimed-Santos fica na cidade de Santos, rua Joaquim Távora, 190. A palestra acontecerá dia 28 de junho (terça-feira), às 20 horas. Confirme sua presença pelo fone (13) 3289-1515.
Contato para entrevistas e cobertura: Denise Rodrigues Jornalista 13) 3289-1515/ (13) 8152-2240 msn: den-rodrigues@hotmail.com skype: deniseskipe twitter: @deniserodri
Durante quase um século, os associados dos Lions Clubs International trabalham para evitar a cegueira, para melhorar as condições do atendimento oftalmológico e recuperar a visão para centenas de milhões de pessoas no mundo.
Desde o início da década de 90, o Lions Clubs já doou mais de U$ 350 milhões para projetos relacionados a visão. Veja alguns números conseguidos através do trabalho voluntário dos Leões: • 120.000,00 Mais de 120 milhões de crianças em todo o mundo já foram acolhidas pelos centros de atendimento oftalmológico do Lions criados com a Organização Mundial da Saúde para oferecer tratamentos de prevenção e recuperação. • 41.000.00 Uma das principais causas da cegueira infantil é o sarampo. Na África, foram vacinadas 41 milhões de crianças para prevenir a doença. • 30.000,00 O trabalho voluntário dos leoninos já preveniram a perda grave da visão de 30 milhões de pessaos ao redor do mundo. • 14.000,00 Exames de visão, óculos e outros tratamentos através do projeto Visão para Crianças já assistiram mais de 14 milhões de crianças. • 10.000.00 É o número de doses de azitromicina, medicamento que recupera a visão, distribuídos na Etiópia para erradicar a disseminação da tracoma.
A Revista Lion Brasil - Sudeste promove o Prêmio de Reportagem Alexandre da Costa e Silva, direcionado a a todos os Distritos do DMLC.
Para participar, o Governador de cada Distrito deve nomear um membro para produzir uma reportagem com textos e fotos sobre o que aconteceu na Convenção do seu Distrito.
As matérias serão publicadas na próxima edição da Revista Lion Brasil - Sudeste (número 65). O Distrito que escrever a melhor reportagem sobre sua Convenção Distrital leva o prêmio, que será entregue na Convenção de Araxá, que acontece de 26 a 28 de maio.
O nome escolhido para o prêmio, Alexandre Campos da Costa e Silva, é uma homenagem ao Companheiro Leão que foi um grande estudioso e historiador brasileiro sobre Leonismo. Publicou vários livros sobre o tema, entre eles "Uma História do Leonismo no Brasil", em 2004.
Clique aqui para ler o o Regulamento ou aqui para fazer o download no formato PDF.
Áureo Rodrigues, eterno Diretor Internacional do Lions Clubs, é um homem sem fronteiras, conhecido mundialmente por suas obras e pela sua dedicação ao Leonismo.
Como todo cidadão do mundo que se preze, ele protocola e despacha seus documentos através de seu “consulado” particular, onde também estão outros objetos de afeto como os seus livros e suas bandeiras.
O vídeo abaixo é uma singela homenagem da jornalista Denise Rodrigues (filha e editora da Revista The Lion) ao seu querido pai e suas bandeiras.
O Instituto Lions Japão, em Tóquio, funciona como base e coordena com a ajuda de outros Leões localizados no país, diversas ações de emergência para socorrer as vítimas da tragédia provocada pelo tsunami.
Os Leões criaram um rede entre os clubes do Japão para trabalhar ao lado do governo e outras ONGs para atuarem de forma rápida e eficaz. São mais de 107.000 Leões no Japão prontos para dar assistência imediata e a longo prazo.
No último dia 11 de março, um terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu o arquipélago do Japão e provocou um tsunami que atingiu e devastou parte do norte do Japão.
Mais de um ano após a terrível catástrofe que culminou com um terremoto de 7,0 na escala Richter, o Haiti e as famílias sobreviventes continuam o processo de reconstrução. Os Leões do mundo inteiro foram os primeiros a enviar suprimentos de primeira necessidade como água e alimentos, além de oferecer abrigo a vítimas da tragédia.
Um ano depois, seiscentas famílias receberão novas casas, à prova de furacões e terremotos, fruto do trabalho realizado pela Fundação de Lions Clubs International (LCIF). As famílias desabrigadas foram organizadas em cidades de barracas, fornecidas pelos Leões e serão beneficiadas por este projeto.
A LCIF trabalha em conjunto com a HELP, organização não fundamental da Alemanha especializada em ajuda humanitária, que está reconstruindo as casas para as vítimas da catástrofe. As duas entidades realizaram pesquisas pelo acampamento para localizar os mais necessitados e colocá-los na lista de prioridade de realocação.
Este é o primeiro grande projeto da LCIF a utilizar os recursos do fundo criado para auxiliar na reconstrução do país. Foram arrecadados mais de US$ 6 milhões em doações realizadas pelos Leões do mundo todo.
“Após o terremoto, os Leões doaram generosamente aos esforços de atendimento emergencial e permanecem firmes no compromisso de oferecer ajuda no futuro”, declarou Eberhad J. Wirfs, Presidente do Conselho Diretor da Fundação de Lions Clubs. “A resposta dos Leões em termos de ajuda na reconstrução do Haiti é realmente incrível”, completou.
Hoje, a LCIF tornou este sonho possível e pretende restaurar a esperança deste povo para um futuro melhor, com o apoio de toda família Leonística.
Fonte: lionsclubs.org Fotos: LCIF Chairperson Al Brandel
Áureo Rodrigues é nome consagrado na literatura de vários gêneros. Indiscutível em seus conhecimentos personalizados das coisas e atos das inúmeras profissões às quais se dedicou em seus 87 anos.
Através da pesquisa e da vivência dos cargos e funções exercidos, desde o nível de clube até o de Diretor Internacional da Associação, divulga seus conhecimentos sobre o Leonismo através de numerosos trabalhos e atuações marcantes. Faleceu em 2014, aos 87 anos, tendo dedicado seus últimos 58 para o Lions.
Pensamento
“Só permanecem vivas as contribuições que não envelhecem e continuam a servir mesmo testemunhando o inexorável poder de o